-
Seu carrinho está vazio!
Manter a integridade dos dados, garantindo que eles estejam seguros, é um fator essencial em um sistema de gestão empresarial. Neste contexto, escolher onde e como serão armazenados os documentos e informações é um fator de extrema importância para atingir este objetivo. No entanto, essa pode se tornar uma decisão difícil para muitos desenvolvedores. Muitos ainda optam pelo armazenamento local dos arquivos, devido às diversas dúvidas que surgem ao pensar em armazenamento em nuvem (cloud), quanto a fatores como segurança, manipulação de dados e outros.
LEIA TAMBÉM: NOVA IMPRESSORA DE CARTÕES ZEBRA ZXP SÉRIE 9
Muitos desenvolvedores ainda optam pelo armazenamento de dados em um servidor de arquivos local, devido à impressão ter de maior segurança das informações. Isso acontece porque o conceito de segurança está sendo pensado levando em consideração apenas fatores como ataques cibernéticos, que podem fazer com que usuários indevidos acessem os dados. Com certeza, este é um ponto muito importante e que deve ser levado em conta, no entanto, em um âmbito tecnológico, a segurança das informações consiste em uma série de outros fatores.
Pensando no armazenamento local, uma simples falha no disco rígido pode desencadear uma série de problemas aos arquivos armazenados, pondo em risco a integridade dos dados. Algumas empresas optam por realizar o backup das informações, entretanto, se este é feito localmente (mesmo que em outra máquina), está sujeito aos mesmos riscos que o anterior.
Outro detalhe importante é que, atualmente, a grande maioria das empresas que fornecem serviços de armazenamento em nuvem aplicam aos seus Data Centers as mais rigorosas políticas de segurança disponíveis no mercado. Portanto, a chance de um ataque cibernético ter sucesso contra estes servidores é muito menor do que um ataque a um computador pessoal, que muitas vezes é utilizado em empresas de pequeno porte; e mesmo que a companhia possua uma infraestrutura com tecnologias mais avançadas de proteção, será necessária uma equipe especializada para realizar a manutenção da rede, o que pode tornar-se um processo caro e mais complexo.
Em outras palavras, escolher uma boa empresa de hospedagem para seus dados é o mesmo que ter a qualidade de segurança da informação de grandes empresas do mercado, e tudo isso por um preço muito mais acessível do que investir em uma infraestrutura própria.
Em uma empresa, a divisão do trabalho é geralmente feita em departamentos (financeiro, marketing, desenvolvimento, entre outros). Este cenário gera uma necessidade de compartilhamento de informações entre os setores, que muitas vezes dependem de dados que são comuns a dois ou mais departamentos.
A forma em que estes dados serão disponibilizados irá influenciar diretamente na agilidade e na eficiência da execução das tarefas. Com um relatório, por exemplo, armazenado em nuvem, basta que um link de compartilhamento seja ativado e qualquer pessoa que o possua poderá acessá-lo, independente de estar no mesmo local ou a quilômetros de distância física da máquina em que o relatório está alocado. O mesmo não se aplica em casos de compartilhamento em rede local, por exemplo.
Atualmente, a grande maioria dos websites, redes sociais e ferramentas mais utilizadas no dia a dia, sejam elas Desktop ou Web, conta com uma aplicação móvel (mobile) do seu módulo principal (Exemplos: Facebook, Google Drive, WhatsApp, Gmail, Skype, entre outros diversos serviços). Isso só é possível porque estas ferramentas mantém os arquivos de seus usuários armazenados em servidores cloud, o que possibilita o compartilhamento e fácil acesso aos dados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Essa facilidade permite que pessoas interajam e compartilhem arquivos entre si a qualquer momento e de seus smartphones e tablets, de qualquer local. Em uma situação onde esses dados estejam armazenados localmente, será muito mais difícil realizar o compartilhamento entre dispositivos remotos, fazendo com que o sistema perca muito de sua qualidade e fique restrito a uma pequena área de atuação.
Quando você opta por contratar uma empresa de hospedagem para armazenar seus dados, toda a responsabilidade com a manutenção fica a cargo da empresa parceira. Por se tratar de um serviço especializado, certamente você contará com uma qualidade maior de gerenciamento e manutenção dos servidores e, conforme citado anteriormente, com políticas de segurança muito mais avançadas e rigorosas.
Contando com uma equipe preparada e com um serviço de qualidade, as chances de ocorrer erros é muito menor, fornecendo mais confiança quanto à integridade dos arquivos. E, em caso de possíveis falhas, seus arquivos permanecerão intactos, pois o backup é feito de forma automatizada por rotinas auxiliares que realizam a cópia das informações para manter a segurança dos dados.
Investir em sua própria infraestrutura de rede pode tornar-se um processo muito caro e desvantajoso, principalmente para empresas de pequeno e médio porte, uma vez que será necessário adquirir licenças de softwares para esta finalidade e também investir em outras tecnologias de ponta para o bom desempenho do hardware. E, além de softwares específicos, é preciso ter um hardware dedicado para obter melhor desempenho, em casos onde a manipulação de arquivos e acesso aos dados é mais frequente. Em meio a uma infraestrutura deste porte, para evitar que erros ocorram, será necessária uma equipe especializada para realizar a manutenção, atualização e configuração dos servidores, o que resultará em mais gastos.
Ao optar por armazenamento em nuvem, você encontrará ótimas opções no mercado e com preços extremamente acessíveis, e ainda terá à sua disposição toda a infraestrutura citada no parágrafo anterior, sem ter de se preocupar com toda a parte burocrática citada. E essa economia não se dá apenas no âmbito financeiro, mas também em questão de tempo de trabalho e, em muitos casos, retrabalho.
Chat
Fala com nosso atendente
Contato
Use nosso formulário de contato
Se preferir envie email para comercial@automaclick.com.br
Televendas
(11) 3181-9151 (não atendemos revendas) - seg a sex - 9h às 18h
(11) 94457-4067 - seg a sex - 9h às 18h